A buzzword que começou a ouvir e que não sabe exactamente o que é

O mundo de negócios atual vai adotando novas buzzwords a um ritmo cada vez mais acelerado. Nos últimos 10/15 anos, termos como ERP, CRM, E-Business, Cloud, IoT, tweets, posts, ... passaram a fazer parte do léxico empresarial e da Gestão de Topo das organizações. E além dos novos conceitos e tendências que cada buzzword introduz no dia-a-dia de cada organização, é unânime que a obrigatoriedade de adoção destas tendências tem um Time-to-market cada vez mais curto.

No espaço temporal mais recente, o termo Indústria 4.0 passou a ser mais um deles. O que é afinal a Indústria 4.0 e acima de tudo qual é o impacto na minha organização?

Este termo relaciona-se historicamente com a evolução da Revolução Industrial. A primeira Revolução Industrial (1760 a 1820-1840) foi marcada pela mecanização da indústria em substituição dos métodos artesanais​ usando crescentemente a energia da água e o vapor. A Segunda Revolução Industrial iniciou-se em 1850 e durou até à 2ª Guerra Mundial. É fácil associar este período à produção em massa do motor de combustão iniciada por Henry Ford. A Terceira Revolução Industrial iniciou-se após a segunda Guerra Mundial e durou até aos dias de hoje. É conhecida como a revolução digital e o uso de abundante de tecnologia para automatizar ainda mais a produção.

O termo "Indústria 4.0" teve como origem um projeto estratégico de alta tecnologia do Governo Alemão, que promoveu a transformação digital da Indústria. Iniciou-e no seguimento da 3ª Revolução Industrial e inclui diversas tecnologias como IoT, Cloud e tem na transformação digital o driver para a criação da Produção Inteligente.

A evolução tecnológica recente torna possível a colaboração dos diferentes intervenientes do processo produtivo por plataformas tecnológicas para capacitar a indústria de melhor qualidade, custos mais baixos, melhoria serviço ao cliente, decisão descentralizada e automatizada.

A Microsoft assume-se como um dos mais importantes players do mercado com as ferramentas para adoção da Indústria 4.0 na sua organização. A stack de produtos Microsoft para as empresas (Dynamics NAV, Dynamics 365, Azure Machine Learning, Azure IoT) ajudarão o suporte da gestão da produção da sua organização num ambiente digital e integrado.​

A myPartner é um parceiro certificado Microsoft e poderá aconselhá-lo na adoção destas soluções na sua organização, garantindo a melhoria contínua e competitividade com o mais elevado patamar.