CRM

O CRM deve ser a sua prioridade para o seu negócio?

2024-08-09

É verdade que as soluções de CRM já existem há muito tempo para apoiar as organizações nos seus processos de Vendas, de Apoio ao Cliente ou Marketing. Também é verdade que existe um histórico de insucesso e abandono dessas mesmas soluções, independentemente do fornecedor de software.


Assim, sabendo isto, porque é que o CRM deve ser uma prioridade para o seu negócio e quais são as dificuldades a que deve estar atento para garantir o sucesso da adoção para que a sua organização beneficie realmente de uma solução de CRM?

O primeiro passo é avaliar cuidadosamente os “sintomas” que podem indicar que uma solução de CRM seria uma mais-valia e boa trunfo para potenciar o seu negócio:

 

1. Base de clientes em crescimento: Se as interações com os clientes estão a aumentar, a informação dos clientes está dispersa pelos vários sistemas e a sua equipa tem dificuldade em ter uma visão clara e completa dos clientes, um CRM pode consolidar e organizar esta informação e ajudar a gerir e acompanhar estas relações de forma mais eficiente. Um sistema de CRM centraliza os dados dos clientes, permitindo-lhe compreender as suas preferências, histórico e interações. Este conhecimento permite uma comunicação personalizada e um melhor serviço ao cliente, ajudando-o a aumentar as vendas.
 

2. Processos de vendas complexos: Se o seu ciclo de vendas envolve várias fases e a sua equipa tem dificuldade em manter processos estruturados e consistentes, uma solução de CRM pode: 

• Simplificar a gestão de contactos;

• Melhorar a gestão do pipeline de vendas; 

• Automatizar a introdução de dados e tarefas; 

• Fornecer informações críticas através de IA; 

• Analisar dados históricos e tendências, fornecendo previsões de vendas mais exatas; 

• Melhorar as taxas de conversão e consequentemente as vendas.
 

3. Conheça o seu cliente: Se pretende personalizar a comunicação e oferecer experiências à medida dos clientes, um CRM é essencial. Ao compreender o comportamento e as preferências dos clientes, pode efetuar cross-sell e up-sell de produtos ou serviços, aumentando as vendas.
 

4. Colaboração de vendas, serviços e marketing: Se as suas equipas de vendas e marketing precisam de uma melhor colaboração, com uma visão clara do serviço ao cliente, um CRM pode colmatar a lacuna.
 

Se tiver pelo menos uma das razões acima mencionadas, então um CRM deve ser uma prioridade para a sua empresa, sem dúvida!

 

 

Depois de decidir adotar uma solução de CRM, a organização deve decidir quais os objetivos a atingir e como medi-los, pois, isso ajuda a monitorizar a adoção e a avaliar se o sucesso está a ser alcançado.

 

Por fim, é importante compreender quais são as principais dificuldades na adoção de soluções CRM e o que as faz falhar, para garantir que consegue ultrapassá-las.

 

Falta de objetivos claros: Antes de mergulhar na implementação do CRM, defina os seus objetivos. Perceba porque é que precisa de um CRM, que problemas irá resolver e o que pretende alcançar.

 

Compromisso deficiente: Envolva a sua equipa a todos os níveis. O seu envolvimento é crucial para uma implementação sem problemas. Escolha a sua equipa de implementação com base nas suas capacidades e não nos seus cargos.

 

Resistência à mudança: Ultrapassar a familiaridade com processos instalados pode ser difícil. Adote uma interface simples e conceba fluxos de trabalho que sejam fáceis e rápidos. Seja paciente e aposte na formação contínua.

 

“Sponsorship” insuficiente: O patrocínio e compromisso dos elementos executivos da organização é fundamental e o seu envolvimento contínuo é crítico. Além disso, a transição para um novo sistema exige um compromisso de cima para baixo.

 

Qualidade de dados: Dados imprecisos ou incompletos afetam e comprometem a eficácia do CRM, porque descredibilizam a solução, causam transtorno diário aos utilizadores podendo até ter impacto externo na relação com os clientes.

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