Dynamics 365 BC

2024 Release Wave 2 ‒ Business Central

2024-09-27

A preview da wave 2 de 2024 já chegou! Deixamos abaixo algumas das novidades mais interessantes.

Múltiplos NIFs para o mesmo cliente

 

Para os clientes com armazéns em diferentes países, por exemplo, o BC permite agora configurar números de contribuinte e grupos de registo alternativos para diferentes países. Assim, quando é criado um endereço alternativo para o cliente e o Código do País/Região é diferente da configuração da ficha do cliente, o Business Central verifica se já existe um número de contribuinte diferente. Se o número não existir, notifica para que seja criado um novo.

Esta funcionalidade está disponível nos seguintes documentos de venda:

• Faturas de venda

• Encomendas de venda

• Notas de crédito de vendas

• Devoluções de vendas

 

 

 

Criação de séries com o Copilot

 

Já sabemos o quanto o Copilot nos permite reduzir o tempo nas tarefas rotineiras do dia-a-dia. Com a nova funcionalidade, o Copilot permite-nos configurar os números de série iniciais e tornar a sua manutenção rápida, por exemplo, ao atualizar a numeração anual ou mensal para os diferentes documentos.

Podemos inserir um prompt para criar séries numéricas ou modificar as existentes e aceitar/modificadar/recusar as sugestões do Copilot.

 

 

Criar informações de produto mais rapidamente com o Copilot

 

Com necessidade de expandir o portefólio de produtos? O copilot vem reduzir significativamente esse esforço e acelerar o tempo de criação de novos produtos. Utilizando produtos semelhantes, o Copilot pode sugerir novas variantes, unidades de medida, produtos substitutos ou dimensões.

 

 

Gestão de sustentabilidade

 

A concretização dos objetivos de sustentabilidade por parte das empresas melhora a sua reputação e eficiência operacional, conduzindo a poupança de custos. Os esforços de sustentabilidade criam uma vantagem competitiva no mercado a impulsionam o seu crescimento. Por isso, a Microsoft tem disponibilizado um conjunto de funcionalidades que permite às empresas fazerem a gestão e controlo da sustentabilidade.

 

Atingir os objetivos de Sustentabilidade

Será possível especificar quais os objetivos de sustentabilidade a alcançar, parametrizando datas de início e fim, valores atuais e valores alvo, de forma a facilitar o controlo dos planos de sustentabilidade.

 

Registar as emissões de gases com efeito de estufa utilizando faturas de compras

O registo dos gases com efeito de estufa através de faturas de compras permite às empresas controlar e reduzir eficazmente a sua pegada de carbono. Ao integrar dados ambientais com registos financeiros, as empresas podem identificar atividades com emissões elevadas, tomar decisões de sustentabilidade informadas e melhorar a sua responsabilidade empresarial.

Quando recebem informações sobre emissões nas faturas de fornecedores, é possível incluir imediatamente esses valores na fatura/nota de crédito de compra ou na encomenda de compra. Os utilizadores só têm de escolher a Conta de Sustentabilidade e introduzir os valores de emissão designados e monitorizados para cada conta.

 

 

Após o lançamento de um documento de compra, as informações sobre emissões tornam-se visíveis na Fatura de compra lançada ou na Nota de crédito de compra lançada, bem como nos Movimentos de Sustentabilidade com o tipo de lançamento adequado.

 

 

Estes movimentos poderão ser utilizados no Financial Reports, nomeadamente a Emissão de CO2, Emissão de CH4 e Emissão de N2O:

 

 

• Rastrear certificados de sustentabilidade para produtos e fornecedores

Se um fornecedor ou um produto tiver um certificado de sustentabilidade, é possível facilmente registar as informações sobre o fornecedor ou o produto para que as mesmas estejam prontamente disponíveis. Se pretendermos encontrar um fornecedor que tenha um determinado certificado de sustentabilidade, é possível utilizar esse dado como um filtro.

Assim, podem ser criados certificados de sustentabilidade com os seguintes detalhes:

• Nome

• Área

• Norma

• Emissor

• Valor

 

Disponibilizar o cálculo da taxa de carbono interna

Uma taxa de carbono interna da empresa é uma taxa que uma empresa cobra a si própria por cada unidade de CO2 que emite. O objetivo da taxa é incentivar a organização a reduzir a sua pegada de carbono e a ser mais sustentável do ponto de vista ambiental. Ao atribuir um preço às emissões de carbono, a empresa é motivada a encontrar formas de reduzir as emissões e poupar dinheiro.

Os administradores podem ativar os cálculos da taxa de carbono (ou outras taxas de GEE) utilizando o campo Taxas de GEE na página Configuração de Sustentabilidade. Posteriormente, o Business Central calcula automaticamente as taxas ao lançar os diários de sustentabilidade, ou pode executar uma ação manual. As taxas são lançadas na página de Movimentos de Sustentabilidade.

 

Role Center para gestores de Sustentabilidade

O centro de funções do gestor de sustentabilidade melhora a eficiência operacional, fornecendo um acesso rápido às principais métricas ambientais.

O acesso simplificado permite aos gestores monitorizar as iniciativas de sustentabilidade em tempo real, garantindo ajustes atempados para cumprir as normas regulamentares e os objetivos de sustentabilidade da empresa. Ao reduzir o tempo gasto na recuperação e análise de dados, esta funcionalidade permite que os gestores de sustentabilidade se concentrem na tomada de decisões.

 

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