
Há 83 anos, em 1941, cinco empreendedores açorianos deram o primeiro passo para criar uma companhia aérea com o objetivo de conectar os Açores ao mundo. Mal imaginavam que, em 2024, a SATA Azores Airlines estaria a transportar cerca de 2 milhões de passageiros por ano, consolidando-se como uma referência no setor.
Com este crescimento notável, a presença digital tornou-se indispensável para manter uma relação próxima com os clientes, garantindo que estes se sintam ouvidos, valorizados e acompanhados. Neste sentido, o Customer Relationship Management (CRM) emergiu como uma ferramenta crucial, para a equipa de Customer Care da SATA desempenhando assim um papel fundamental.
Mas como a SATA encontrou a solução ideal com a myPartner?
Apesar de já possuir um CRM, este mostrou-se obsoleto e limitado às suas necessidades crescentes. Foi então que a myPartner entrou em cena, oferecendo a solução Dynamics 365 Customer Engagement, adaptada às exigências específicas de Customer Service da SATA.
Como o CRM impulsionou a SATA?
Atualmente, o CRM está integrado no website da SATA. A partir do momento em que um cliente se regista através do mesmo, tem acesso direto aos elogios, sugestões e reclamações, ficando tudo associado ao seu perfil no CRM.A equipa de Customer Care pode então entrar em contato via email ou telefone, mantendo um registo completo das interações para um acompanhamento eficaz e contínuo. Caso a questão não seja resolvida no departamento, o CRM permite a passagem do assunto para a equipa competente.
Mas as melhorias não pararam por aí…
Para complementar o Customer Service, a myPartner implementou o Power BI para atender às necessidades analíticas da SATA. Internamente, foram estabelecidos requisitos adicionais de documentação e processos, para os quais o SharePoint foi integrado. Além disso, foram desenvolvidos fluxos automáticos e integrações através do Power Automate, e nos inquéritos de satisfação, o Customer Voice foi utilizado para garantir uma visão completa do ciclo do cliente.
A SATA e a myPartner uniram-se numa jornada de inovação e excelência, garantindo uma experiência de cliente superior e processos mais eficientes.
"Com o Dynamics 365 Customer Engagement passou a ser mais fácil processar a informação recebida e dar-lhe o devido seguimento."
Paula Botelho Ponte