Dynamics 365

Dynamics 365 CE Wave 2 | 2025

2025-09-09

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A aposta no enriquecimento do Copilot e em funcionalidades geradas pela inteligência artificial continua e as novidades para as apps de Customer Engagement do Dynamics 365 - Sales, Customer Service, Contact Center, Field Service e Customer Insights – assim o comprovam. A próxima atualização a acontecer em Outubro 2025 apresenta todas as já referidas na wave 1 como preview, mas também outras que serão lançandas. Aqui são referidas as mais impactantes a nível de negócio e experiencia de utilizador, mas que já não tenham sido referidas no artigo anterior sobre a wave 1.

Dynamics 365 Sales

 

1. Form Fill Assist Toolbar

 

— Preenchimento automático de formulários com IA a partir de documentos e imagens, permitindo que os utilizadores efetuem upload de ficheiros e imagens, utilizando IA para extrair detalhes importantes, como nomes, telefones, e-mails entre outros e mapeando-os de forma inteligente para os campos corretos do formulário de vendas, simplificando a introdução de dados e a redução de erros.

 

 

 

2. Smart Grid com Pesquisa em Linguagem Natural

 

 

— Permite aos utilizadores pesquisar e ordenar dados com linguagem natural, melhorando a usabilidade

 

 

 

 

3. Conexão de Agentes via Model Context Protocol (MCP)

 

— Integração com agentes externos como ChatGPT ou Claude para tarefas de vendas. A nível técnico significa que as integrações entre aplicações ficarão facilitadas pois os agentes de IA podem trabalhar com base em dados de CRM para automatizar tarefas seja a qualificação de leads, envio de emails ou outros. A nível de utilizador final significa que podem usar o assistente de IA (Claude e ChatGPT no futuro) para realizar o seu trabalho.

 

 

 

 

 

Dynamics 365 Customer Service

 

 

 

 

4. Conexão de Agentes via Model Context Protocol (MCP)

 

— Integração com agentes externos como ChatGPT ou Claude para tarefas de vendas. A nível técnico significa que as integrações entre aplicações ficarão facilitadas pois os agentes de IA podem trabalhar com base em dados de CRM para automatizar tarefas, como criar casos, atualizar ou criar tarefas, entre outros.

 

 

5. Proteção de informação sensível nos emails

 

— Possibilidade de colocar máscaras para proteger dados sensíveis nos emails, de forma a cumprir normas de RGPD e protegar a informação dos clientes.

 

 

6. Copilot Studio para Inquéritos

 

— Criação de inquéritos multicanal com agentes personalizados e ações contextuais.

 

 

7. Copilot em Templates de Email

 

— Sugestão automática de templates e respostas através de IA, com base no conteúdo do email, para que os utilizadores não necessitem de procurar os modelos manualmente.

 

 

 

Dynamics 365 Customer Insights – Journeys

 

8. Criação de Jornadas com Copilot – Dezembro 2025

 

— Criação de jornadas com linguagem natural.

 

 

 

9. Conversas de Voz Personalizadas com Copilot

 

 

— Campanhas outbound com voz gerida por IA, com integração com o Contact Center. Por exemplo, criar um agente do Copilot Studio que alerta um cliente sobre um recall de produto, oferecendo soluções sobre substituições ou reembolso. Os resultados da conversa, em seguida, conduzem a próxima ação no percurso, seja enviando a substituição, emitindo o reembolso ou enviando um email porque não houve resposta.

 

 

 

10. Gestão de Eventos com Pagamento Integrado

 

 

— Eventos pagos com QR code, check-in e integração de pagamentos.

 

 

 

 

11. Definição de Períodos de Inscrição em Eventos - Outubro 2025 em Preview Feature

 

— Permite definir uma data de início e término para o registo em evento, permitindo maior controlo sobre as inscrições dos participantes.

 

 

 

 

12. Portal de Eventos em Power Pages

 

— O novo portal de eventos permite criar rapidamente um site onde os clientes podem consultar eventos, detalhes das sessões e agendas. Os clientes podem efetuar as inscrições usando o formulário de inscrição do evento.

 

 
 

Dynamics 365 Contact Center

 

13. Feedback Agent em Canais Digitais

 

— Recolha e análise de feedback em tempo real. Este recurso usa IA generativa para personalizar perguntas e interpretar respostas contextualmente.

 

 

14. Enhanced Real-Time Translation

 

— Tradução em tempo real com perfis e configurações por canal.

 

 

15. Bulk Actions para Supervisores

 

— Gestão em massa de conversas e redistribuição de carga.

 
 
 

Dynamics 365 Field Service

 

16. Usabilidade Móvel e Acessibilidade Melhorada

 

— Navegação por teclado, screen readers e experiência móvel otimizada.

 

 

17. Integração de Agendamentos com Outlook e Teams

 

— Gestão de agendamentos diretamente nas ferramentas de produtividade.

 

 

 

 

Fonte: https://learn.microsoft.com/en-us/dynamics365/release-plan/2025wave2/

 

 

Este artigo foi escrito com a ajuda de IA.

 

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